O desafio das novas tecnologias: o Terceiro Pedal

Em um mundo novo cheio de novidades, o famoso mundo VUCA ou BANI, Transformação Digital ou Transformação Humana, Estratégica e Digital, Mundo Ágil, Mindset Ágil, Data Driven …ufaaaa….parece mais nos confundir do que ajudar….pense um pouco a respeito.

Tenho certeza que você tem ouvido muito este assunto em suas lives, workshops, transmissões de qualquer natureza no mundo on line e se perguntado: ok! e agora? Existem várias provocações que podem ser feitas. Uma delas é trocar o “e agora” por “é agora” como diz o Claudio Tebas (@claudiotebas – Instagram).

A provocação aqui é interpretar como a empresa poderá trazer da melhor forma possível a tecnologia inovadora para a sua operação tradicional e diária. Aqui entra um aspecto que é : vencer a Cultura.

               "Aqui entra um aspecto que é: vencer a Cultura"

A cultura institucionalizada na empresa, normalmente é refratária a qualquer tipo de alteração em suas operações, mesmo que isto represente uma nova forma de se fazer negócios e trazer retorno financeiro para a empresa. Acredita nisso?

Vamos então para a segunda página desta conversa: a empresa decidiu comprar a tecnologia e a implantar. Parece que daqui pra frente, tudo vai ser diferente…como diz a famosa música do Rei…entretanto novamente um aspecto se apresenta: e o modo tradicional ? como fica?

A famosa frase: estou acostumadx a fazer assim…sempre foi assim e acredito que assim será entra no circuito. Esta forma de pensar tem uma força muito grande e que leva a empresa a um passo anterior à tecnologia antiga. Isso mesmo..há uma perda significativa de conteúdo na medida em que há uma disrupção (neste caso negativa) entre o modelo atual e o possível novo. Neste caso, a empresa fica sem uma cultura e hábitos a poder seguir, o que aqui é representado inclusive por Pessoas, Processos e Tecnologia. Para não ficar sem um modelo operacional, a empresa volta ao estágio anterior à tecnologia atual e tenta recuperar passo a passo o tempo perdido. Reforço: anterior à tecnologia atual (não a nova) na expectativa de reencontrar um porto seguro. Na melhor das hipóteses poderá voltar ao modelo atual, o que ainda sugere uma série de dúvidas e riscos.

Mesmo em havendo problemas de aceitação de novas tecnologias, quando uma organização decide – de fato – iniciar o uso de uma nova tecnologia, as coisas ainda passam por um processo de adaptação.

              "...algo como tentar acionar o terceiro pedal..."

Na prática, é como se você migrasse de um automóvel com câmbio manual para automático. Seria algo como tentar acionar o terceiro pedal ( o da embreagem ) em um carro automático. Isto produzirá um susto enorme em todos (rs rs), além de gerar um efeito diferente do esperado, pois você acionará os freios com a força requerida para trocar a marcha…pois você pensou ser a embreagem.

Este efeito metafórico, o Terceiro Pedal, é uma síndrome que assombra as empresas, pois os hábitos e comportamentos anteriores dificilmente serão desligados ou esquecidos de primeiro momento; fazendo com que a empresa perca “altitude” logo no primeiro momento de implantação de uma nova tecnologia.

Pense a respeito e coloque AQUI os seus comentários. Existem saídas? o treinamento e formação anterior à implantação da nova tecnologia seria uma das saídas…porém existem vários outros aspectos…quero te ouvir!!!

O desafio das novas tecnologias: o Terceiro Pedal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo