Caros Executivos(as)
Uma onda de novidades, em especial na área de tecnologia, tem sido apresentada ao mercado em momentos recentes. Tudo isto embalado pelo discurso dos “tempos bicudos” e do “momento atual de crise”.
A despeito da crise instalada, capítulo a parte nesta reflexão, vale citar que estamos expostos a mais um vexame público e internacional; uma vez que as notas de classificação das empresas brasileiras assim como do Brasil sofreram queda acentuada em decorrência de tudo o que você já está cansado (às vezes cansado parece pouco para o que sentimos…..mas enfim!!) de ver e ouvir na mídia – a vida tem que continuar! e nos negócios não é diferente.
Portanto “de carona” neste sentimento nacional, o discurso da Grande Virada que esta por vir tem tomado conta do mercado, convidando as pessoas a serem mais produtivas, citando ações como:
1 – seja mais exigente na contratação de serviços e pessoas;
2 – elabore melhor o escopo de atuação de sua empresa no mercado;
3 – tenha uma estratégia definida e um plano de ação para tal;
4 – faça mais com menos ou em alguns casos…faça mais com nada!;
5 – seja mais produtivo com sua equipe objetivando atingir o Objetivo e Metas estipuladas para a empresa…e
6 – blá blá blá…
Entendendo ser o item 6 o mais chamativo de todos, vale citar que esta deveria ser a lição de casa de todo Executivo – não somente agora nos “tempos de crise”.
Preocupante citar que o discurso da tecnologia vem embalando este sentimento nacional de mudança, comunicando que as soluções de IoT, CLOUD, BIG DATA entre outras serão a salvação da sua empresa; reduzindo de 80, 90 ou 100 passos de implantação de um projeto para apenas 2 ou 3 e ZAP!…tudo funcionará bem e sem a necessidade de intermediários como Distribuidores, Parceiros de Implantação de Serviços, Consultores e tudo mais. Tudo muito simples ao estilo do “faça você mesmo!“. Imagino se este discurso chegar às montadoras de automóveis…amanhã montaremos nosso carro em casa..e na nuvem!
Deixando o tom irônico de lado, o que se recomenda neste momento é CUIDADO e CAUTELA, pois o RESULTADO depende do RISCO a que você está exposto ou será em curto espaço de tempo. A mudança vem a galope de processos, rotinas, cultura empresarial, treinamento de pessoas, mudança de hábitos, amplo processo de comunicação interno e de mercado entre outros pontos que certamente deverão ser observados na implantação de uma Tecnologia Disruptiva.
Pense a respeito!
Ahhh?!! onde o Roberto Carlos entra neste cenário? para os mais saudosos, vale lembrar que “…daqui pra frente…tudo vai ser diferente…você vai aprender ….etc etc” – Letra de : Se Você Pensa – RC
Não, nem tudo “vai ser diferente” e em especial num segmento como a Tecnologia para empresas com operações nacionais e globais.
Boa reflexão e curta Roberto Carlos!