Olá,
Você já pensou na hipótese de trabalhar com Projetos associados à Estratégia da Empresa e, ao mesmo tempo, gerando Valor para o Negócio?
Este é o “nirvana” de toda empresa: gerar resultados através dos projetos que conduz, ou por definição interna, gerar negócios através da área de TI – uma vez que na maioria das empresas; Projetos (área de projetos!) está associado a área de TI.
Entretanto, é comum verificar nas empresas uma “briga” por recursos, prioridades e direcionamentos internos. Isto porque a carência de direcionamento, paralelo ao fato de que a empresa muda constantemente suas estratégias (às vezes mantendo o objetivo); faz com que haja uma ruptura interna entre “o que” a empresa quer com o “como” a empresa atingirá este(s) objetivo(s).
Até aqui parece uma discussão antiga na área de Projetos/TI – talvez um “lugar comum” mas o ponto positivo desta discussão é que ela tem amadurecido em momentos recentes.
O Método CANVAS de geração de valor ao negócio apoiará esta iniciativa. Através deste método, não só a empresa procurará interpretar o “valor” que espera gerar aos seus clientes; através dos produtos e serviços que comercializa, assim como a área de Projetos utilizará o CANVAS para este fim.
No resumo? estamos falando em aplicar o método CANVAS para direcionar a empresa em seus resultados e, utilizando a Gestão de Portfólio (onde cada projeto será associado a uma ação estratégica da empresa) aplicar o CANVAS também para cada projeto – interpretando o VALOR que este gerará para a empresa. Fácil? longe disso! mas é um caminho.
Desafio – pense sua empresa através de:
1 – Gestão Estratégica de Projetos
2 – Gestão de Portfólio
3 – Geração de valor através do CANVAS:
3.1 – para a empresa
3.2 – para o projeto
Estes são desafios interessantes. Pense e respeito e COMPARTILHE com este grupo.
Obrigado por ler esta reflexão até aqui e, nós do grupo, aguardamos as suas.