Quantas horas você trabalha por dia? 8 horas? em geral a resposta é um sonoro (hahahahahahah…ou algo como um desabafo sonoro: buffffffff) Outra pergunta desconcertante : em quantas reuniões você participa diariamente? uma, duas, mais de 6?
Em uma conta simples, você pode identificar a seguinte fórmula:
8 horas de trabalho diário 4 reuniões com duração de 1 hora cada(estou sendo bondoso!!) = 4 horas N interrupções indesejadas (no homeoffice e no office!) = 1 hora 2 horas para responder emails e seus problemas agregados 1 hora para o whatsapp (sim ..ele!) TOTAL = 8 horas!
Na formula simples você pode perceber que das 8 horas úteis de trabalho diário, 100% já estão alocadas para suas atividades.
Mas…e os projetos? temos agora o MINDSET ÁGIL..ele vem para ficar e através dele (o mindset!) teremos uma entrega mais rápida e eficiente através de MVPs (Produto Minino Viável) Pessoalmente concordo muito com o conceito do Mindset Ágil e sua capacidade de entregar (não mais rápido do que o modelo tradicional de projetos, por exemplo) mas sim de forma mais efetiva e direta. Em comum, Projetos (modelo tradicional ou cascata e o Ágil) consomem horas de trabalho. E convém dizer: muitas horas!
Na equação acima sobrou algum espaço? portanto aqui vai mais uma para você:
8 horas já preenchidas - acima 2 horas diárias para o Projeto A - importante para a corporação 1 hora para suporte diário ao Projeto B - importante para sua área 2 horas para o Projeto C - importante para alguém da empresa! TOTAL = 13 horas!!!!
Resumo da ópera! um projeto ágil é interessante para a empresa, desde que tenha capacidade de Dedicação e Entrega das pessoas a esta operação. Um projeto responde a Perguntas de Negócio e, por esta definição, deve receber total atenção dos colaboradores, havendo envolvimento e comprometimento.
“Um Projeto responde a Perguntas de Negócio”
Entender que um Ser Humano trabalhando 13 horas ou mais por dia, sem o devido descanso para apresentar maravilhosos Insights para a empresa, será o primeiro passo para compreender que o sucesso não surgirá através de métodos eficientes como o SCRUM, por exemplo.
Comece por você! Pense e (RE)pense a sua empresa. A mudança, começa ai!
Diga o SIM produtivo!!! aquele que mantém relação com os objetivos de sua área, portanto com os objetivos de sua empresa. Focar em soluções ou ações que não estão alinhadas ao seu objetivo, por mais óbvio que possa parecer, toma mais tempo do que o necessário e desgasta sua energia vital para produzir pela empresa…para produzir por você!
O NÃO possui uma carga reativa muito forte, e que acabará produzindo mais desgaste do que o necessário… focar no SIM PRODUTIVO, significa relacionar suas ações aos resultados que tanto busca na empresa. Quem sabe a Equação não mudará!!!???